
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) realizou nesta sexta-feira (28), em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), ação para marcar o Dia Mundial em Memória das
Vítimas de Trânsito, em frente aos Arcos da Lapa, no centro da cidade. Celebrada no dia 16 de novembro, a data foi instituída em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para oferecer apoio a
vítimas de acidentes em ruas e estradas e conscientizar a população sobre a segurança viária, além de homenagear os mortos, seus familiares e os profissionais de emergência que se dedicam ao trabalho
de socorro. Este ano, a campanha tem como tema "Talentos perdidos”. Segundo a prefeitura do Rio, a escolha da frase faz menção ao fato de acidentes de trânsito serem a principal causa de morte entre
crianças e jovens em todo o mundo, o que significa uma perda precoce para a sociedade. Somente este ano, até outubro, 640 pessoas morreram em acidentes nas vias e rodovias da capital fluminense como
atropelamentos e colisões. A maior parte das mortes (234), segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), ocorreu na zona norte. A zona oeste aparece na sequência, com 182 casos.
Há mais de uma década, as duas áreas concentram os maiores volumes de homicídios culposos de trânsito no município.