Lula assina contratos para retomar obra em fábrica de fertil...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (25) os contratos para a conclusão da planta da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.

A unidade integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve receber investimentos de mais de R$ 5 bilhões para ser concluída.

Paralisada desde 2015, a unidade teve sua retomada confirmada pela Petrobras após nova reavaliação técnica e econômica que atestou a viabilidade do projeto.  “Agora vai.

Era pra ter começado bem antes”, avaliou Lula durante a cerimônia. “Podem ficar certos, esse país vai construir sua soberania, sendo independente de importação de fertilizantes dos outros países.

É apenas esperar que a gente vai ver o que vai acontecer”, completou o presidente. Em nota, o Palácio do Planalto afirma que o empreendimento é considerado estratégico para ampliar a produção

nacional de fertilizantes, fortalecer a segurança alimentar e reduzir a dependência externa do país. “Quando entrar em operação comercial, prevista para 2029, a unidade terá capacidade para produzir

3,6 mil toneladas diárias de ureia granulada e 2,2 mil toneladas diárias de amônia, totalizando cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, volume equivalente a aproximadamente 16% da demanda

nacional pelo insumo”, informa o Palácio do Planalto na nota. Ainda de acordo com o Planalto, a localização da fábrica é considerada estratégica, já que o Centro-Oeste responde por cerca de 40% da

demanda brasileira de ureia, impulsionada, sobretudo, pelas culturas de milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens.

“A proximidade da unidade com importantes polos produtores agrícolas deve ampliar a confiabilidade do abastecimento e reduzir custos logísticos para produtores rurais, especialmente nos estados de

Leia a Matéria Completa