São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em beb...

O estado de São Paulo confirmou mais três casos de sarampo nesta sexta-feira (26), envolvendo crianças com idades entre 6 meses e 1 ano. Duas não possuíam histórico de vacinação.

Os infectados são dois meninos e uma menina, sem registro de viagens recentes. Todos evoluíram para a cura. Com essas confirmações, o estado soma cinco casos de sarampo em 2026.

Os dois primeiros eram importados: um bebê de 6 meses e um homem de 42 anos, registrados em março e abril, respectivamente. Ambos não possuíam histórico de vacinação e também foram curados.

Diante desse cenário epidemiológico, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) recomendou a aplicação da dose zero da vacina tríplice viral para bebês de 6 a 11 meses e 29 dias na capital

paulista e em Guarulhos. Pelo calendário regular, as crianças só recebem a primeira dose ao completar 1 ano.  A dose zero é uma estratégia adicional de proteção e não substitui as doses previstas no

Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, mesmo que a criança receba a dose zero entre 6 meses e 11 meses, deverá manter o esquema de rotina, com a primeira dose da tríplice viral aos 12 meses e a

segunda dose, preferencialmente com a vacina tetraviral, aos 15 meses. Segundo a Secretaria, além da dose zero para a faixa etária indicada, outras medidas já foram adotadas pelo Centro de Vigilância

Epidemiológica para impedir a circulação do vírus. Entre elas, a vacinação de bloqueio, usada para imunizar rapidamente pessoas que tiveram contato com infectados, além de ações de intensificação da

vacinação em áreas de grande circulação, como aeroportos, terminais de ônibus e estações de metrô e trens.

A ideia é interromper cadeias de transmissão e reduzir o risco de reintrodução do vírus no estado. “O risco de reintrodução do sarampo no Brasil, associado à ocorrência de casos nas Américas e ao

Leia a Matéria Completa